avião

terça-feira, 6 de setembro de 2011

  Atividade 2.2
 Navegando em Busca do Conceito Hipertexto

A navegação na página da Wikipédia em busca de informações sobre hipertexto, trouxe-me a grata satisfação de constatar que há muito tempo empregamos esta forma de construção do conhecimento compartilhado. Ao incentivarmos a pesquisa em vários livros sobre determinado tema já fazíamos o que hoje, no formato digital, chamamos de links ou hiperlinks. As enciclopédias são exemplos de hipertexto no papel, pois permitem a viagem entre seus volumes em busca da ampliação dos conhecimentos sobre determinado assunto.
Estes atalhos, caminhos ou ligações proporcionaram-me a oportunidade de conhecer coisas inesperadas e aprender mais sobre o tema pesquisado. Entendi que um hipertexto é um texto cheio de links que nos permitem localizar rapidamente conteúdos sobre assuntos específicos.
Aprendi que a fusão de meios existentes (texto, som, animação e vídeo) é o que se chama de hipermídia. Segundo a Wikipédia, “um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação pois o trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita. Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes.
Cada link levou-me para mais longe no ciberespaço, sem saber o que ia encontrar pelos caminhos, concluindo que quando se navega à deriva, as surpresas podem ser boas ou más e o importante é saber que “clicando na setinha à direita descobriremos o caminho de volta ao ponto inicial”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário