ATIVIDADE 1.2
CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
MARIA DENIZE DE CARVALHO
DIÁLOGO TEÓRICO
Segundo Paulo Freire defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a ler o mundo conscientizando o mesmo, para que ele possa agir em favor da sua própria libertação de oprimido. Para ele o conhecimento deve ser doado por parte daqueles que se julgam detentores do mesmo. A valorização da cultura do aluno é o ponto chave para que o processo posso acontecer e, o educando se torne habilitado para ler o mundo, para depois poder transformar essa realidade.
Para Fernando Hernández primeiramente precisamos reorganizar o currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas, colocando em xeque a forma atual de ensinar, propondo que o educar se torne pesquisador ou invés de transmissor de conhecimento, salientando que não há um método a ser seguido e, basta que ele tenha uma duvida inicial para começar a pesquisa e, cabe ao educador saber onde quer chegar, estabelecendo assim, o objetivo e as metas que devem ser cumpridas.
É importante perceber neste momento que para Paulo Freire o aluno deve aprender com sua realidade, com situações da sua vida diária e, para Fernando Hernández, o aluno busca, interpreta as informações para depois contextualizar as mesmas ampliando seu universo.
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