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quinta-feira, 19 de abril de 2012


Curso Formação pela Escola
Módulos – Competências Básicas
TRABALHO FINAL
Cursista:   Maria Denize de Carvalho
         Identificar um problema educacional em sua comunidade e fazer uma análise crítica contextualizando - o e propondo possíveis caminhos para solucioná-lo.
1. INTRODUÇÃO
         No momento atual, quando se entende que estamos na era dos direitos , pensa-se diferentemente acerca das necessidades especiais, por esse motivo escolhe-se o tema INCLUSÃO como um possível problema educacional e buscar soluções, pois na nossa escola é sabido que a cada ano que passa aumenta o número de matricula de alunos com necessidades especiais .
         A ruptura com a ideologia da exclusão visa a implementação de uma política de inclusão que vem sendo debatida e exercitada em vários países entre eles o Brasil, respaldada pela Constituição Brasileira (1988), pela Conferência Mundial de Educação para todos em Jontiem (1990), pela Declaração de Salamanca (1994), e a LDB 9394/96, art. 58, parágrafo 1º.
         O FNDE contribui através de seus Programas: PDDE (Programa dinheiro direto na escola), PNAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar), PTE (Programa do Transporte Escolar) vem facilitar o trabalho de inclusão em nossas escolas.
         Com o PDDE é possível adquirir material e equipamento adaptáveis, construir banheiros e rampas adaptados, capacitar os professores para lidar com esses alunos.

 PROPOSTA DE SOLUÇÃO
    • Investir nos equipamentos adequados, compra de materiais, construção de rampas, usando o PDDE para aquisição desses materiais;
    • Capacitar os profissionais que trabalham direta e indiretamente com os alunos com palestras, cursos, seminários, sessão de estudos, etc, também com a verba do PDDE;
    • Oferecer aos alunos inclusos (ANEE) merenda adequada que atenda suas necessidades nutricionais durante sua permanência em sala de aula com ajuda do PNAE;
    • Proporcionar o acesso à escola aos alunos inclusos (ANEE) residentes em área rural, através de recursos (PTE).
4. CONCLUSÃO
         A inclusão traz para todos nós o desafio de mudarmos nossa forma de ver o mundo, de agir e de pensar. Temos uma grande oportunidade quando convivemos com as pessoas que são diferentes de nós. Oportunidade de crescermos, de nos tornarmos melhores, mais solidários e mais humanos. Todos se transformam nesta convivência. A escola tem um papel fundamental para a mudança deste olhar.
         Ao iniciar este trabalho comece-se lendo o próprio módulo Competências básicas para entender melhor os programas do FNDE, em seguida pesquisei diversos livros que falam sobre a inclusão. E conclui que, sem esses programas talvez não tivéssemos condições de resolver tantos problemas que uma escola enfrenta.


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