Trabalho
Final Modulo Fundeb
O
módulo FUNDEB é um material de apoio e orientação específica sobre a
operacionalização dos recursos recebidos para a educação básica e valorização
dos profissionais da Educação. A leitura apesar de complexa, nos fez perceber
que a sociedade brasileira ao longo dos anos vem lutando para garantir uma
educação de qualidade elaborando e lutando por políticas públicas de
valorização dos profissionais da educação e da melhoria da qualidade da
educação a ser oferecida a toda população estudantil.
Através
deste estudo percebemos e identificamos as etapas principais da educação no
Brasil e suas características e a busca por uma educação gratuita de qualidade,
conhecendo seus avanços e limites que se arrastam ainda a passos lentos para
uma efetivação permanente de uma educação pública, gratuita de qualidade.
Percebemos ao longo deste módulo que o FUNDEB é uma política pública de
financiamento da educação básica e valorização dos profissionais envolvidos com
a educação, capaz de promover a equalização e distribuição dos recursos com o
intuito de diminuir as desigualdades, contribuindo para a universalização da
educação e de valorização de seus profissionais, que ainda não são valorizados
como merecem. Compreendemos um pouco mais de quais impostos são oriundos para a
formação do Fundo e como é feito o cálculo do valor aluno ano, e a importância
que cada ente federado deve realizar esforços na busca de colocar todos os
estudantes em fase de escolarização nas escolas, na busca de soluções que ao
longo de sua história possa erradicar o analfabetismo em seus municípios,
estado ou nação.
Através
do FUNDEB compreendemos melhor que ele cria e faz surgir uma nova concepção de
gestão educacional em que cada ente federativo tem um papel importante,
colaborador e definido na execução dos recursos públicos vindo do Fundo.
Compreendemos e entendemos que o FUNDEB é uma política pública de financiamento
da educação, portanto, sujeito a fiscalização de sua execução e de prestação de
contas, identificando as atividades que podem ser financiadas e executadas com
estes recursos. Observamos que existem os critérios de distribuição dos
recursos, de acordo com o número de alunos matriculados no censo anterior,
obedecendo ao montante de recursos que cada ente federado arrecada com seus
impostos e percebemos que cada unidade da federação arrecada diversos impostos
e de diferentes fontes, uns mais e outros menos, arrecadação daí as
necessidades de complementação da União se dá de maneira diversificada como consequência
da comparação entre os valores aluno/ano para as séries urbanas calculada pelos
estados e governo federal, e entender a importância do valor aluno/anual para
as séries iniciais do ensino fundamental calculado para a distribuição
equitativa dos recursos do FUNDEB, os textos deixam claro que a distribuição
dos recursos do FUNDEB tem por base o valor aluno/ano diferenciado de acordo
com cada etapa e modalidade de ensino.
O
estudo deste módulo foi de grande importância, pois ele trouxe muitos
esclarecimentos a respeito do FUNDEB, como é organizado e a origem dos recursos
que compõem o Fundo, tanto a nível Federal, Estadual e Municipal, os fatores de
ponderação e como é feito os cálculos e a distribuição dos recursos, como
também a complementação da União.
Por
outro lado percebemos a importância que o conselho exerce em relação às
políticas públicas na área da educação.
O
conselho é um órgão colegiado representativo que visa acompanhar a
distribuição, transferência e a aplicação dos recursos do Fundo no âmbito de
cada esfera.
Compreendemos
a sua composição, criação e atuação na execução das políticas públicas.
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