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sábado, 13 de abril de 2013




FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL -FAIBRA 


Estagio Supervisionado











Currais Novos R/N 2013







Maria Denize de Carvalho














Estagio supervisionado
Relatório de Observação e Regência

 EDUCAÇÃO  FUNDAMENTAL 







SUMARIO 


01. INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------04
02.  CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO --------------------------------------- 05
2.1   ESTRUTURAS FÍSICA DA ESCOLA     -------------------------------------------06
03.   RELATO DA OBSERVAÇÃO E DA REGÊNCIA -----------------------------    07
3.1  DESCRIÇÕES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO--08
3.2 ATIVIDADES  DESENVOLVIDA ----------------------------------------------------09
3.3 DIFICULDADE ENCONTRADA------------------------------------------------------10
04. CONSIDERAÇÕES FINAIS------------------------------------------------------------11
05. REFERÊNCIAS-----------------------------------------------------------------------------12











INTRODUÇÃO

O presente Relatório tem como objetivo mostra o desenvolvimento do estágio supervisionado de observação e regência na Escola: Unidade VIII Antônio Miranda de Assunção, localizada zona rural do Município de Bodó, para adquirir conhecimentos práticos e ter uma experiência que me possibilite realizar o exercício da docência, desenvolvendo meus conhecimentos teóricos de uma forma ampla e abrangente. Durante período de dois dias de observação e uma semana de regência.



CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE DE ENSINO VIII ANTONIO MIRANDA DE ASSUNÇÃO

 A Unidade VIII “Antônio Miranda de Assunção”, fica localizada no Assentamento Jatuarana há 12 km da zona urbana município de Bodó/RN. A referida Unidade de Ensino faz parte do Centro Municipal de Ensino Rural que é constituído atualmente por cinco escolas, três localizadas na Serra de Santana e duas no Sertão. A Unidade VIII atende o Ensino Infantil, Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil PETI, sendo que na responsabilidade da referida instituição e da gestão do CMER. A escola recebe 45 alunos de 1º ao 5º ano e conta com 02 professores para atendimento a esses alunos, tornando se assim uma sala multisseriada.
Trata-se de uma escola de boas condições física, construída há quatro anos, mas que antes já funcionava em uma casa alugada, onde tinha apenas uma professora que era responsável por todo o funcionamento da escola do administrativo ao pedagógico, pois a direção do Centro Municipal de Ensino Rural tinha uma demanda maior de unidades de ensino para atender dificultando ainda mais o apoio às escolas.
 A escola foi construída no governo do prefeito Francisco Avamar Alves. O terreno foi cedido pelo INCRA através da Associação dos moradores desta comunidade.
A escola recebe a merenda escolar regulamente e de boa qualidade, fazendo a diferença na aprendizagem dos alunos, já que se trata de uma comunidade que tem algumas famílias carentes. A escola utiliza transporte escolar para 05 crianças que moram a cerca 4 km da escola.


ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA     

A escola foi construída em 2007, encontra-se em boas condições físicas, no entanto, seu o teto (gesso) encontra-se comprometido desde 2009. A escola não dispõe de recursos financeiros para tais concertos. 
A escola dispõe de quatro salas de aula, sendo que uma foi estalada o laboratório de informática recebido pelo Ministério das Comunicações. O mesmo é destinado para atender a comunidade, 03 banheiros, 01 cozinha, 01 mini sala que funciona o PETI. E um
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Pavilhão. A mobiliária da escola não é suficiente para o atendimento aos alunos, há necessidades de estantes para organização dos livros e da merenda escolar, há necessidade de mesas para refeição e mesas e cadeiras para os alunos estudarem, já que realizam atividades em grupo.
A escola tem como Diretora Maria do Socorro Soares, Vice-Diretora Maria Wilma dos Santos. E Coordenadora Pedagógica a professora Alexandra Maria Ferreira as mesmas tem formação superior e pós-graduação, a equipe gestora tem responsabilidades com as demais unidades de ensino do CMER. A escola possui um Motorista, 01(um) vigia 02 (duas)merendeiras e 02(dois) auxiliares de serviços gerais 02 (dois) Monitores do PETI, atendendo alunos da pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental Ie o programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Todos esses funcionários são muito comprometidos e vem trabalhando de forma que a escola tende sempre a crescer. Buscando assim meios de estar envolvendo cada vez mais as famílias no processo de ensino aprendizagem.
A instituição tem se mostrado atuante, com profissionais preocupados em lutar pela melhoria da qualidade do ensino, e a cada ano aperfeiçoando a prática pedagógica, buscando melhorias nos recursos tecnológicos, didáticos e mesmo humanas.
É importante ressaltar que a Instituição adéqua-se à lei 11.274, conforme o PNE, que regulamenta o ensino fundamental de nove anos. Neste contexto torna-se necessário que os educadores sejam bem preparados e informados para desenvolver um trabalho com qualidade para sua clientela.
A escola realiza quinzenalmente encontros com os professores para planejamentos é feito reuniões bimestrais com os pai se quando necessário.
 A Instituição busca pela qualidade de ensino, e para isso os professores estão inseridos em formação continua da e também participa de cursos online; formação pela escola,e-proinfo dentre outros a escola tem o conselho escolar, plano anual, tem o Projeto Político Pedagógico - PPP.
Segundo Pedro Demo (1998) afirma.“Entende-se que o Projeto Político Pedagógico é uma ação intencional e o resultado de um trabalho coletivo, que busca metas comuns que intervenham na realidade escolar”. A instituição desenvolve ao longo do ano letivo vários projetos pedagógicos como, circo, páscoa, mãe, dentre outros os quais os alunos têm oportunidades de se desenvolverem através da leitura e escrita quanto aos temas transversais são inseridos nos projetos trabalhado sem sala de aula como também e inserido  a questão da diversidade cultural.
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Participação dos alunos, tirando dúvidas e respondendo às questões na sala, possibilitando uma rotina diversificada e produtiva para ambas as partes. A equipe técnica e administrativa estimula trabalho coletivo na instituição, do porteiro ao ASG para que todos tenham um bom relacionamento e interajam com os demais funcionários com os alunos. Quanto aos professores os mesmos tem todo apoio técnico e pedagógico para realizar seu trabalho. A escola avalia os alunos através de avaliação continua e também relatórios do 1º ao 3º ano e notas para o 4º e 5° ano.

RELATO DA OBSERVAÇÃO E DA REGÊNCIA
A professora Regente esta cursando Pedagogia, e tem experiência há 20 anos em sala de aula a mesma leciona em uma sala Multisseriada com 21 alunos sendo 05 meninas e 16 meninos na faixa etária de 9 a 12 anos e por esse motivo tornam-se mais difícil ensinar. A professora e calma possui um bom relacionamento com os alunos e me acolheu muito bem. Seus conteúdos são organizados e seu trabalho desenvolvido na sala de aula é diversificado, costuma usar jogos pedagógicos, freqüentemente, para que seus alunos também possam aprender brincando.
Piaget (1978) afirma que “Para manter o equilíbrio com o seu mundo o educando necessita brincar, jogar, criar e inventar”. Os jogos tornam-se mais significativos à medida que a criança se desenvolve, porque através da manifestação de materiais variados poderá inventar coisas, construir objetivos.
No início das aulas, a turma estava bastante dispersa e desinteressada isso me assustou, mas, no decorrer da aula eles foram se concentrando e demonstrando interesse pelos conteúdos. Todos mantêm um bom relacionamento entre si, gostam e respeitam muito a professora. Apesar das dificuldades sociais eles são carinhosos, a maioria demonstra motivação e nos acolhem também de uma forma muito agradável. Durante a execução das atividades, alguns tiveram dificuldades ou desinteresse, mas com o acompanhamento da professora eles conseguiram desenvolver as tarefas.

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A Professora sempre inicia suas aulas dando as boas vindas a todos, e na oportunidade apresentou os estagiários para sua turma, ela ministrou uma aula de ciências como conteúdo “água o liquido da vida” e que tinha como objetivo despertar o desejo de preservação dos recursos naturais em seguida à professora teve uma conversa informal sobre o tema à cima citado, fiquei muito feliz por ver a participação e o interesse dos alunos pela aula, houve uma interação perfeita entre professor aluno, pois os mesmo questionaram bastante a respeito da água e de sua importância para os seres vivos.
No segundo momento a professora colocou uma musica que falava sobre o tema em discussão música eu sou água da coleção de livros editora do Brasil chamou muito atenção dos alunos que ficaram cantando e comentando com os colegas. A professora muito dinâmica ficava atenta a todo o momento dando atenção especial àqueles que demonstravam dificuldades na leitura e escrita em especial a uma criança com deficiência auditiva a mesma escreve muito bem e entende perfeitamente o que falamos, pois ele usa um implante que permite ouvir 70%%, O que me chamou a atenção durante as observações das aulas foi à.
 Flexibilidade da professora com os alunos e o cuidado com os que têm mais dificuldades em desenvolver as tarefas, mesmo numa turma de Multisseriada ela tenta realizar um acompanhamento individual, senta com o aluno e o auxilia com muita paciência, estimula-o a pensar e tem muito carinho por todos eles.No segundo momento a professor trabalhou uma aula de Português que tinha como assunto o texto da musica Teresinha de Jesus e como objetivo observar a pronuncia de cada palavra ao seu final.
            Com a finalidade de produzir uma aula onde o aluno pudesse, assumir o papel de construtores do conhecimento propôs a eles uma leitura compartilhada, a professora. Com seu jeito dinâmico procura valorizar as habilidades dos alunos acerca do conteúdo que estava ministrando. A aula foi maravilhosa fiquei feliz com a participação dos alunos ao ver a animação e o desempenho deles no desenvolvimento das atividades a cada palavra que eles rimavam era como se fosse um premio que eles estavam conquistando, a Professora cantou a música com os alunos e depois fez indagações sobre o texto em seguida usou o quadro e giz para copiar e pediu para os alunos transcrever no caderno Dando continuidade trabalhou a interpretação do texto ao termino da aula, pediu para que eles fizessem oralmente um relato da aula neste momento alguns comentaram que a aula tinha sido boa, e diferente que eles gostariam que tivesse outras aulas iguais e que da próxima vez ela levasse outras rimas, pois ele tinha gostado muito percebi que o objetivo da aula foi alcançado.
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DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO
O planejamento é de fundamental importância na prática do educador, pois são a partir dele que é possível traçar os objetivos, as metas que se pretende alcançar. É com o estagio também não é diferente, ao planejar é preciso pensar no espaço físico que a escola oferece, no tempo disponível, na organização da sala, e como serão distribuídas as.
Atividades com a turma já que se trata de uma turma multisseriada do fundamental se torna mais difícil realizar o trabalho, pois existem vários níveis de aprendizagem.
E pensando nisso, para o estagio supervisionado, na 1º etapa que foi de observação foi elaborado uma atividade de conhecimento prévio dos alunos, buscando conhecer a bagagem de aprendizagem que os mesmo apresentavam.
No diagnóstico realizado verificamos que alguns alunos apresenta dificuldade na leitura, já que a turma é multisseriada contendo vinte e um alunos, percebi que isso dificulta o trabalho da professora regente deixando-a angustiada na maioria das vezes, pois o aluno encontra-se em níveis variados dificultando assim o atendimento de todos.
Com base no resultado do diagnóstico, constatei que os alunos apresentam dificuldades na leitura e na escrita a onde à professora vinha realizando um plano de aula para sanar as dificuldades dos mesmos e assim acompanhar o nível da turma e por esse motivo optou em trabalhar atividades que favorecesse a aprendizagem dos alunos nessa área, sempre levando em conta à cultura, as necessidades, a história de vida das crianças.         

ATIVIDADES DESENVOILVIDA

Quando o estagiário entra na sala de aula para etapa de regência tem que se ter bastante cuidado para não entrar em atrito com o professor regente quanto a isso fui bem cuidadosa.
A professora regente me deixou a vontade trabalhei os cinco dias da semana cada dia uma disciplina portuguesa, matemática história, geografia ciências, de acordo com a realidade da turma detectada no período de observação e coparticipação viram-se a necessidade da elaboração de atividades que contemplassem a demanda da sala de aula.
Naquele momento, ou seja, atividades de leitura e escrita como, por exemplo, historia da dona baratinha que e um gênero literário que agrada e atraem as crianças a partir desse texto pude desenvolver uma aula que atendesse todos os alunos busquei.
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Metodologia que tornasse a aula bem prazerosa e que atraísse os alunos usou slide bem elaborado, fiz indagações sobre o tema, interpretação de textos ilustração da historia, e leitura compartilhada.
Com base na proposta de trabalho, nota-se que a utilização do planejamento é um instrumento de fundamental importância, porém o mesmo pode ser flexível visando atender as necessidades apresentadas pelos alunos. Dessa forma, juntamente com a.
Professora regente planejou uma aula de matemática sobre as formas geométricas tornou-se uma aula bastante proveitosa pelo fato dos alunos gostarem do assunto trabalhou um texto de fácil entendimento cujo tema “Poema das figuras geométricas” com objetivo “Identificar e reconhecer as figuras geométricas no nosso cotidiano” e com isso melhorar o desenvolvimento das crianças e consequentemente alcançar os nossos objetivos.
Vale ressaltar que o trabalho com texto bem ilustrados foi de essencial importância, para que os alunos pudessem ser atraídos pela mensagem a ser transmitida, também percebi que eram capazes de produzir bons textos e de fazer intepretação, seja através das produções orais, escrito ou textos individuais ou coletivos foi possível desenvolver um trabalho interdisciplinar integrando as disciplinas de língua portuguesa, matemática, dentre outras trabalhando assim com uma sequência didática que segue em anexo.

DIFICULDADE  ENCONTRADA
Executar a proposta de trabalho para a regência foi algo desafiador, pois exigia uma ampla compreensão acerca do planejar as aulas visando atender às necessidades da turma para que a aprendizagem pudesse ser significativa. Para que isso ocorresse foi preciso planejar algumas aulas, inserindo atividades da rotina do professor regente.
            Esta etapa foi a mais difícil de todo o estágio, foi complicado conciliar tudo, participar dos planejamentos, fazer os planos diários, sequências didáticas, elaborar as atividades diferenciadas, tudo se torna um tanto quanto complexo. É como juntar as peças de um grande quebra-cabeça que é o estágio em toda sua estrutura.
Quanto à conclusão do estágio considerei bastante produtivo, levando em conta o pouco tempo, de contato direto com as crianças, pois o período de regência foi muito curto não foi possível dar todas as ajudas que a professora regente precisava naquele.
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Momento já que havia muitos alunos necessitando de apoio, mas pude perceber que a minha presença foi bem aceita e muito proveitosa. No inicio sempre dá aquele frio na barriga, aquele medo de não alcançar os objetivos, não ser bem aceita pelas crianças. Porem a receptividade calorosa por parte dos alunos e também da educadora me fez sentir certa tranquilidade em desempenhar o meu papel de estagiaria e desenvolver o meu estágio, e issofez com que o resultado viesse a ser bom, uma vez que as partes envolvidas, professor regente, alunos e estagiários, saíram satisfeitos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
        O estágio de observação e regência foi muito abrangente quando me deu uma visão geral do processo ensino-aprendizagem, ou seja, praticado em sala de aula através do professor aluno aconteceram momentos de trocas experiências, de alegrias e acima de tudo, de reflexão, pois me fez compreender a dimensão desse processo de ensino aprendizagem na educação Fundamental que é a pratica na sala de aula com os educandos. Com o contato com as crianças percebi que a turma apresentava comportamentos variados, alguns meio agitados, outros carentes de carinho, e ainda aqueles que não se envolviam com a dinâmica da sala, que foram principalmente estes que mais necessitavam da intervenção do professor para que acontecessem os avanços tão almejados. Aprendi também que há diferentes maneiras de mediar às aulas visando à compreensão e aprendizagem de todos, buscando sempre atender as necessidades da turma.
Vale ressaltar que a dedicação ao estágio fez parte desse percurso, pois tudo que se faz com amor colhe bons frutos. Com mais essa etapa realizada pude perceber que bons frutos colheram e irei colher muito mais futuramente.
 Aprendi além do que esperava, não só com a professora, mas com os alunos que a cada dia trazem algo novo juntamente com seu carinho e amor por aquele ambiente e as pessoas que fazem parte dele. Essa vivência contribuiu bastante para minha formação profissional e pessoal, permitindo-me visualizar cada dia melhor como desempenhar esse papel.



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REFERÊNCIAS
           

PCNs: Parâmetros Curriculares Nacionais, Português, Matemática e Ciências.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zarar, 1978.
Pedro Demo (1998)
Projeto Politico Pedagógico – PPP
Livros A escola e nossa
Historia 4° ano Rosimeire Alves
Matemática3º ano Fabio Vieira e Jacson Ribeiro

































































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