FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL -FAIBRA
Estagio Supervisionado
Currais Novos R/N 2013
Maria Denize de Carvalho
Estagio supervisionado
Relatório de Observação e Regência
EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
SUMARIO
01. INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------04
02. CARACTERIZAÇÃO
DA INSTITUIÇÃO --------------------------------------- 05
2.1 ESTRUTURAS FÍSICA DA ESCOLA -------------------------------------------06
03. RELATO DA OBSERVAÇÃO E DA REGÊNCIA ----------------------------- 07
3.1 DESCRIÇÕES
DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO--08
3.2 ATIVIDADES DESENVOLVIDA ----------------------------------------------------09
3.3 DIFICULDADE ENCONTRADA------------------------------------------------------10
04. CONSIDERAÇÕES
FINAIS------------------------------------------------------------11
05.
REFERÊNCIAS-----------------------------------------------------------------------------12
INTRODUÇÃO
O presente Relatório tem como objetivo mostra o
desenvolvimento do estágio supervisionado de observação e regência na Escola:
Unidade VIII Antônio Miranda de Assunção, localizada zona rural do Município de
Bodó, para adquirir conhecimentos práticos e ter uma experiência que me
possibilite realizar o exercício da docência, desenvolvendo meus conhecimentos
teóricos de uma forma ampla e abrangente. Durante período de dois dias de
observação e uma semana de regência.
CARACTERIZAÇÃO
DA UNIDADE DE ENSINO VIII ANTONIO MIRANDA DE ASSUNÇÃO
A Unidade VIII “Antônio Miranda de Assunção”,
fica localizada no Assentamento Jatuarana há 12 km da zona urbana município de
Bodó/RN. A referida Unidade de Ensino faz parte do Centro Municipal de Ensino
Rural que é constituído atualmente por cinco escolas, três localizadas na Serra
de Santana e duas no Sertão. A Unidade VIII atende o Ensino Infantil, Ensino
Fundamental de 1º ao 5º ano e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
PETI, sendo que na responsabilidade da referida instituição e da gestão do CMER.
A escola recebe 45 alunos de 1º ao 5º ano e conta com 02 professores para
atendimento a esses alunos, tornando se assim uma sala multisseriada.
Trata-se de uma escola de boas
condições física, construída há quatro anos, mas que antes já funcionava em uma
casa alugada, onde tinha apenas uma professora que era responsável por todo o
funcionamento da escola do administrativo ao pedagógico, pois a direção do
Centro Municipal de Ensino Rural tinha uma demanda maior de unidades de ensino
para atender dificultando ainda mais o apoio às escolas.
A escola foi construída no governo do prefeito
Francisco Avamar Alves. O terreno foi cedido pelo INCRA através da Associação
dos moradores desta comunidade.
A escola recebe a merenda escolar
regulamente e de boa qualidade, fazendo a diferença na aprendizagem dos alunos,
já que se trata de uma comunidade que tem algumas famílias carentes. A escola
utiliza transporte escolar para 05 crianças que moram a cerca 4 km da escola.
ESTRUTURA FÍSICA DA
ESCOLA
A escola foi construída em 2007, encontra-se em boas
condições físicas, no entanto, seu o teto (gesso) encontra-se comprometido
desde 2009. A escola não dispõe de recursos financeiros para tais
concertos.
A escola dispõe de quatro salas
de aula, sendo que uma foi estalada o laboratório de informática recebido pelo
Ministério das Comunicações. O mesmo é destinado para atender a comunidade, 03
banheiros, 01 cozinha, 01 mini sala que funciona o PETI. E um
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Pavilhão. A mobiliária da escola não é suficiente
para o atendimento aos alunos, há necessidades de estantes para organização dos
livros e da merenda escolar, há necessidade de mesas para refeição e mesas e
cadeiras para os alunos estudarem, já que realizam atividades em grupo.
A escola tem como Diretora Maria
do Socorro Soares, Vice-Diretora Maria Wilma dos Santos. E Coordenadora Pedagógica
a professora Alexandra Maria Ferreira as mesmas tem formação
superior e pós-graduação, a equipe gestora tem responsabilidades com as demais
unidades de ensino do CMER. A escola possui um Motorista, 01(um)
vigia 02 (duas)merendeiras e 02(dois) auxiliares de serviços gerais 02 (dois)
Monitores do PETI, atendendo alunos da pré-escola ao 5º ano do Ensino
Fundamental Ie o programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Todos
esses funcionários são muito comprometidos e vem trabalhando de forma que a
escola tende sempre a crescer. Buscando assim meios de estar envolvendo cada
vez mais as famílias no processo de ensino aprendizagem.
A instituição
tem se mostrado atuante, com profissionais preocupados em lutar pela melhoria
da qualidade do ensino, e a cada ano aperfeiçoando a prática pedagógica,
buscando melhorias nos recursos tecnológicos, didáticos e mesmo humanas.
É importante ressaltar que a
Instituição adéqua-se à lei 11.274, conforme o PNE, que regulamenta o ensino
fundamental de nove anos. Neste contexto torna-se necessário que os educadores
sejam bem preparados e informados para desenvolver um trabalho com qualidade
para sua clientela.
A escola realiza quinzenalmente encontros com
os professores para planejamentos é feito reuniões bimestrais com os pai se quando
necessário.
A Instituição busca pela qualidade de ensino, e
para isso os professores estão inseridos em formação continua da e também participa
de cursos online; formação pela escola,e-proinfo dentre outros a escola tem o
conselho escolar, plano anual, tem o Projeto Político Pedagógico - PPP.
Segundo Pedro
Demo (1998) afirma.“Entende-se que o Projeto
Político Pedagógico é uma ação intencional e o resultado de um trabalho
coletivo, que busca metas comuns que intervenham na realidade escolar”. A
instituição desenvolve ao longo do ano letivo vários projetos pedagógicos como,
circo, páscoa, mãe, dentre outros os quais os alunos têm oportunidades de se
desenvolverem através da leitura e escrita quanto aos temas transversais são inseridos
nos projetos trabalhado sem sala de aula como também e inserido a questão da
diversidade cultural.
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Participação dos alunos, tirando dúvidas e
respondendo às questões na sala, possibilitando uma rotina diversificada e
produtiva para ambas as partes. A equipe técnica e administrativa estimula trabalho
coletivo na instituição, do porteiro ao ASG para que todos tenham um bom
relacionamento e interajam com os demais funcionários com os alunos. Quanto aos
professores os mesmos tem todo apoio técnico e pedagógico para realizar seu trabalho.
A escola avalia os alunos através de avaliação continua e também relatórios do 1º
ao 3º ano e notas para o 4º e 5° ano.
RELATO DA OBSERVAÇÃO E DA REGÊNCIA
A professora Regente esta
cursando Pedagogia, e tem experiência há 20 anos em sala de aula a mesma
leciona em uma sala Multisseriada com 21 alunos sendo 05 meninas e 16 meninos na
faixa etária de 9 a 12 anos e por esse motivo tornam-se mais difícil ensinar.
A professora e calma possui um bom relacionamento com os alunos e me acolheu
muito bem. Seus conteúdos são organizados e seu trabalho desenvolvido na sala de
aula é diversificado, costuma usar jogos pedagógicos, freqüentemente, para que
seus alunos também possam aprender brincando.
Piaget (1978) afirma que “Para manter o equilíbrio com o
seu mundo o educando necessita brincar, jogar, criar e inventar”. Os jogos
tornam-se mais significativos à medida que a criança se desenvolve, porque
através da manifestação de materiais variados poderá inventar coisas, construir
objetivos.
No início das aulas, a turma estava
bastante dispersa e desinteressada isso me assustou, mas, no decorrer da aula
eles foram se concentrando e demonstrando interesse pelos conteúdos. Todos
mantêm um bom relacionamento entre si, gostam e respeitam muito a professora.
Apesar das dificuldades sociais eles são carinhosos, a maioria demonstra motivação
e nos acolhem também de uma forma muito agradável. Durante a execução das
atividades, alguns tiveram dificuldades ou desinteresse, mas com o
acompanhamento da professora eles conseguiram desenvolver as tarefas.
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A Professora sempre inicia suas
aulas dando as boas vindas a todos, e na oportunidade apresentou os estagiários
para sua turma, ela ministrou uma aula de ciências como conteúdo “água o
liquido da vida” e que tinha como objetivo despertar o desejo de preservação
dos recursos naturais em seguida à professora teve uma conversa informal sobre
o tema à cima citado, fiquei muito feliz por ver a participação e o interesse
dos alunos pela aula, houve uma interação perfeita entre professor aluno, pois
os mesmo questionaram bastante a respeito da água e de sua importância para os
seres vivos.
No segundo momento a professora colocou
uma musica que falava sobre o tema em discussão música eu sou água da coleção de
livros editora do Brasil chamou muito atenção dos alunos que ficaram cantando e
comentando com os colegas. A professora muito dinâmica ficava atenta a todo o
momento dando atenção especial àqueles que demonstravam dificuldades na leitura
e escrita em especial a uma criança com deficiência auditiva a mesma escreve
muito bem e entende perfeitamente o que falamos, pois ele usa um implante que
permite ouvir 70%%, O que
me chamou a atenção durante as observações das aulas foi à.
Flexibilidade da professora com os alunos e o
cuidado com os que têm mais dificuldades em desenvolver as tarefas, mesmo numa
turma de Multisseriada ela tenta realizar um acompanhamento individual, senta
com o aluno e o auxilia com muita paciência, estimula-o a pensar e tem muito
carinho por todos eles.No segundo momento a professor trabalhou uma aula de
Português que tinha como assunto o texto da musica Teresinha de Jesus e como
objetivo observar a pronuncia de cada palavra ao seu final.
Com a finalidade de produzir uma
aula onde o aluno pudesse, assumir o papel de construtores do conhecimento propôs a
eles uma leitura compartilhada, a professora. Com seu jeito dinâmico procura
valorizar as habilidades dos alunos acerca do conteúdo que estava ministrando. A
aula foi maravilhosa fiquei feliz com a participação dos alunos ao ver a
animação e o desempenho deles no desenvolvimento das atividades a cada palavra
que eles rimavam era como se fosse um premio que eles estavam conquistando, a
Professora cantou a música com os alunos e depois fez indagações sobre o texto
em seguida usou o quadro e giz para copiar e pediu para os alunos transcrever
no caderno Dando continuidade trabalhou a interpretação do texto ao termino da
aula, pediu para que eles fizessem oralmente um relato da aula neste momento
alguns comentaram que a aula tinha sido boa, e diferente que eles gostariam que
tivesse outras aulas iguais e que da próxima vez ela levasse outras rimas, pois
ele tinha gostado muito percebi que o objetivo da aula foi alcançado.
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DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO
O planejamento é
de fundamental importância na prática do educador, pois são a partir dele que é
possível traçar os objetivos, as metas que se pretende alcançar. É com o
estagio também não é diferente, ao planejar é preciso pensar no espaço físico
que a escola oferece, no tempo disponível, na organização da sala, e como serão
distribuídas as.
Atividades com a turma já que se
trata de uma turma multisseriada do fundamental se torna mais difícil realizar o trabalho,
pois existem vários níveis de aprendizagem.
E pensando
nisso, para o estagio supervisionado, na 1º etapa que foi de observação foi
elaborado uma atividade de conhecimento prévio dos alunos, buscando conhecer a
bagagem de aprendizagem que os mesmo apresentavam.
No diagnóstico
realizado verificamos que alguns alunos apresenta dificuldade na leitura, já
que a turma é multisseriada contendo vinte e um alunos, percebi que isso
dificulta o trabalho da professora regente deixando-a angustiada na maioria das
vezes, pois o aluno encontra-se em níveis variados dificultando assim o
atendimento de todos.
Com base no
resultado do diagnóstico, constatei que os alunos apresentam dificuldades na
leitura e na escrita a onde à professora vinha realizando um plano de aula para
sanar as dificuldades dos mesmos e assim acompanhar o nível da turma e por esse
motivo optou em trabalhar atividades que favorecesse a aprendizagem dos alunos
nessa área, sempre levando em conta à cultura, as necessidades, a história de
vida das crianças.
ATIVIDADES
DESENVOILVIDA
Quando o
estagiário entra na sala de aula para etapa de regência tem que se ter bastante
cuidado para não entrar em atrito com o professor regente quanto a isso fui bem
cuidadosa.
A professora
regente me deixou a vontade trabalhei os cinco dias da semana cada dia uma
disciplina portuguesa, matemática história, geografia ciências, de acordo com a
realidade da turma detectada no período de observação e coparticipação viram-se
a necessidade da elaboração de atividades que contemplassem a demanda da sala
de aula.
Naquele momento,
ou seja, atividades de leitura e escrita como, por exemplo, historia da dona
baratinha que e um gênero literário que agrada e atraem as crianças a partir
desse texto pude desenvolver uma aula que atendesse todos os alunos busquei.
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Metodologia
que tornasse a aula bem prazerosa e que atraísse os alunos usou slide bem
elaborado, fiz indagações sobre o tema, interpretação de textos ilustração da
historia, e leitura compartilhada.
Com base na
proposta de trabalho, nota-se que a utilização do planejamento é um instrumento
de fundamental importância, porém o mesmo pode ser flexível visando atender as
necessidades apresentadas pelos alunos. Dessa forma, juntamente com a.
Professora regente planejou uma aula
de matemática sobre as formas geométricas tornou-se uma aula bastante proveitosa pelo
fato dos alunos gostarem do assunto trabalhou um texto de fácil entendimento cujo
tema “Poema das figuras geométricas”
com objetivo “Identificar e reconhecer as figuras geométricas no
nosso cotidiano” e com isso melhorar o desenvolvimento
das crianças e consequentemente alcançar os nossos objetivos.
Vale ressaltar
que o trabalho com texto bem ilustrados foi de essencial importância, para que
os alunos pudessem ser atraídos pela mensagem a ser transmitida, também percebi
que eram capazes de produzir bons textos e de fazer intepretação, seja através
das produções orais, escrito ou textos individuais ou coletivos foi possível
desenvolver um trabalho interdisciplinar integrando as disciplinas de língua
portuguesa, matemática, dentre outras trabalhando assim com uma sequência
didática que segue em anexo.
DIFICULDADE ENCONTRADA
Executar
a proposta de trabalho para a regência foi algo desafiador, pois exigia uma ampla
compreensão acerca do planejar as aulas visando atender às necessidades da
turma para que a aprendizagem pudesse ser significativa. Para que isso
ocorresse foi preciso planejar algumas aulas, inserindo atividades da rotina do
professor regente.
Esta etapa foi a mais difícil de
todo o estágio, foi complicado conciliar tudo, participar dos planejamentos,
fazer os planos diários, sequências didáticas, elaborar as atividades
diferenciadas, tudo se torna um tanto quanto complexo. É como juntar as peças
de um grande quebra-cabeça que é o estágio em toda sua estrutura.
Quanto
à conclusão do estágio considerei bastante produtivo, levando em conta o pouco
tempo, de contato direto com as crianças, pois o período de regência foi muito
curto não foi possível dar todas as ajudas que a professora regente precisava naquele.
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Momento
já que havia muitos alunos necessitando de apoio, mas pude perceber que a minha
presença foi bem aceita e muito proveitosa. No inicio sempre dá aquele frio na
barriga, aquele medo de não alcançar os objetivos, não ser bem aceita pelas
crianças. Porem a receptividade calorosa por parte dos alunos e também da
educadora me fez sentir certa tranquilidade em desempenhar o meu papel de
estagiaria e desenvolver o meu estágio, e issofez com que o resultado viesse a
ser bom, uma vez que as partes envolvidas, professor regente, alunos e
estagiários, saíram satisfeitos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O
estágio de observação e regência foi muito abrangente quando me deu uma visão
geral do processo ensino-aprendizagem, ou seja, praticado em sala de aula através
do professor aluno aconteceram momentos de trocas experiências, de alegrias e
acima de tudo, de reflexão, pois me fez compreender a dimensão desse processo
de ensino aprendizagem na educação Fundamental que é a pratica na sala de aula
com os educandos. Com o contato com as crianças percebi que a turma apresentava
comportamentos variados, alguns meio agitados, outros carentes de carinho, e
ainda aqueles que não se envolviam com a dinâmica da sala, que foram
principalmente estes que mais necessitavam da intervenção do professor para que
acontecessem os avanços tão almejados. Aprendi também que há diferentes
maneiras de mediar às aulas visando à compreensão e aprendizagem de todos,
buscando sempre atender as necessidades da turma.
Vale ressaltar
que a dedicação ao estágio fez parte desse percurso, pois tudo que se faz com
amor colhe bons frutos. Com mais essa etapa realizada pude perceber que bons
frutos colheram e irei colher muito mais futuramente.
Aprendi além do que esperava, não só com a
professora, mas com os alunos que a cada dia trazem algo novo juntamente com
seu carinho e amor por aquele ambiente e as pessoas que fazem parte dele. Essa
vivência contribuiu bastante para minha formação profissional e pessoal,
permitindo-me visualizar cada dia melhor como desempenhar esse papel.
12
REFERÊNCIAS
PCNs: Parâmetros Curriculares Nacionais, Português,
Matemática e Ciências.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de
Janeiro: Zarar, 1978.
Pedro Demo (1998)
Projeto Politico Pedagógico – PPP
Livros A escola e nossa
Historia 4° ano Rosimeire Alves
Matemática3º ano Fabio Vieira e Jacson Ribeiro
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