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sexta-feira, 12 de julho de 2013

sala de leitura


 Não é de hoje que tanto a leitura quanto a escrita vem sendo relacionada às práticas sociais.

Deste modo, torna-se imprescindível que desde cedo, na Educação Infantil, a criança tenha contato com materiais de leitura. Cabe à escola e, principalmente, ao educador tornar viável para a criança o ato da leitura dando a ela oportunidades de contato com a literatura infantil.

A literatura infantil, quando utilizada de modo adequado, torna-se um instrumento extremamente importante na construção do conhecimento da criança.

É através da leitura que o educando se apropria de culturas e história, desenvolvendo e estimulando a formação de ideias e raciocínio.. Além disso a leitura proporciona à criança o seu desenvolvimento crítico, emocional, social e cognitivo.

O conhecimento que a criança adquire com o ato da leitura faz com que ela seja capaz de dialogar, comentar, refletir e discutir sobre o tema proposto.

Nessa perspectiva, é dever do educador procurar integrar as crianças de modo que suas atividades em sala de aula aproxime os alunos e estreite seus laços de afeto com a leitura. Para que isso aconteça, o professor, assim como a instituição, devem trabalhar com o intuito de promover a leitura como um ato significativo e prazeroso, buscando estratégias que otimizem o desenvolvimento da autonomia da leitura nos alunos, além de enfocar a interpretação e produção de textos, incentivando a participação dos alunos e promovendo uma aprendizagem mútua.







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