UNIDADE 1
CHAVE DE CORREÇÃO DA MODÚLO PLI.
PNLD - Programa Nacional do Livro Didático
Programa Nacional do Livro Didático Educação de Jovens e Adultos
Programa Nacional do Livro Didático Educação de Jovens e Adultos
Programa Nacional biblioteca na Escola
B)
Tanto cidadania quanto gestão democrática colaboram com o
professor na escolha dos melhores livros, pois são os docentes quem conhecem o
contexto escolar. O professor em conjunto com a equipe gestora trabalham para
diagnosticar as necessidades da sala de aula e promover diferentes
oportunidades com o programa do livro.
C) Todas as pessoas com quem conversamos, não conhecem o programa
do livro, mas reconhecem a importância da utilização desse material em sala de
aula. Percebem que os alunos deveriam ter cuidado com esse material que é tão
caro para o bolso dos pais e a escola pública fornece de graça. UNIDADE
2
2 ) Em principio o
instituto nacional do livro(INL) foi criado com a função de legitimar o livro
didático nacional e incrementar a sua produção. Agora nota-se que o programa
nacional do livro didático (PNLD) tem a concepção de distribuição tem como
Tonica a melhoria da qualidade do ensino assim como a formação de leitores.
3 ) Notificava-o que a escola será atendida pela reserva técnica
disponível nas secretarias de educação estaduais e municipais, porem para que
isso aconteça é necessário o cadastramento imediato da unidade de ensino no
senso escolar. Depois acessar o site do INEP, escolher a opção cadastramento
dinâmico e registrar a escola recém-criada a qualquer momento. Dai não haverá
mais surpresa e nem com que se preocupar.
4)
O processo da
escolha dos livros didáticos é feito em um único dia, onde os mesmos são
avaliados pelos professores, de acordo com o processo que tomamos conhecimento.
Não há comprometimento da escola/professores em fazer avaliação dos livros utilizados durante o ano letivo, para a próxima escolha; bem como não há interesse igual pela 2ª opção, que agora sabemos se fazer necessária, pois nem sempre é possível a aquisição da 1ª opção.
Não há comprometimento da escola/professores em fazer avaliação dos livros utilizados durante o ano letivo, para a próxima escolha; bem como não há interesse igual pela 2ª opção, que agora sabemos se fazer necessária, pois nem sempre é possível a aquisição da 1ª opção.
5)
A
Escola visitada possui um acervo
bibliotecário pequeno porém os
alunos utilizam os dicionário em sala de aula quando necessário com a orientação dos professores. Sugestões para melhorias, levar os alunos
a biblioteca divididos em
pequenos grupos
6)
Escola pesquisada recebe alunos com deficiência visual e são
atendidos normalmente em sala de aula , mais em outro horário as crianças são
atendidas por um profissional da educação
Capacitado para atender
essa crianças com deficiências que os alfabetiza utilizando material didático
em Braille, fornecido a escola .
O trabalho de leitura com esses alunos é realizado de acordo com sua fase de aprendizagem,da mesma forma como com os alunos videntes. Para ampliar o processo de leitura.
O trabalho de leitura com esses alunos é realizado de acordo com sua fase de aprendizagem,da mesma forma como com os alunos videntes. Para ampliar o processo de leitura.
7) . Das três escolas visitadas duas não possui biblioteca
apenas uma possui um pequeno acervo
que deixa a desejar pois não e o suficiente para atender toda clientela
da escola .Conversando com colegas
professores eles comentam que
existe sim algumas obras importante como
Clarisse Lispector , Jorge Amado
, Paulo Coelho , Paulo Freire e
outros mais que
era necessário mais incentivo para os
alunos tenham gosto pela leitura
e passe a utilizar mais o acervo .
UNIDADE 3
8)
B)
Para
acontecer este concurso, bimestralmente e necessário realizar o dia da família na escola , para junto família e
escola possam constituir uma comissão julgadora para avaliar
os livros dos alunos que foram
apresentados a comissão em melhor estado , e assim Mostrar toda a comunidade escolar o valor do livro didático, que
é indispensável a sua conservação para
melhor ser utilizado durante
três anos.
9)
• elaborar, em conjunto com o FNDE, os editais de convocação
para avaliação e seleção de obras para o Programa;
• promover a pré-análise e a avaliação pedagógica dos
livros didáticos e demais materiais inscritos para o Programa;
• analisar e aprovar o projeto apresentado pelas instituições
para realizar a avaliação pedagógica das obras
inscritas no Programa, bem como atestar acerca da
execução do respectivo objeto;
• elaborar o guia de livros didáticos para a escolha das
obras aprovadas na avaliação pedagógica;
• acompanhar o processo de escolha dos livros didáticos do
Programa;
• planejar e desenvolver ações objetivando a melhoria
do processo de escolha dos livros didáticos pelas escolas e a
participação dos professores;
• avaliar a eficiência do Programa nas questões que envolvem os
aspectos pedagógicos; e
• propor, implantar e implementar ações que possam
contribuir para a melhoria da execução do Programa;
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