quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Plano de aula - Dia do Circo



                                    Plano de aula - Dia do Circo







                 
   



Planejamento Semanal
Tema: Circo

Objetivos: -Trabalhar datas comemorativas;
-Desenvolver o gosto pela arte circense;
-Conhecer músicas e brincadeiras do circo.


2ª feira:
Caixa surpresa  – Palhacinho


- Perguntar: Será o que tem dentro da caixa?
• Balançar a caixa para ver o barulhinho
• Colocar a mãozinha dentro da caixa para perceber pelo tato.
• É macio? É áspero?
• É grande... Pequeno?
• Fornecer dicas... Depois retirar o palhacinho da caixa.
• Deixar o palhacinho passar pelas mãozinhas das crianças.
• Observar detalhes(pés, mãos,olhos....)
Conversar sobre: circo... palhaço....mágico....
- Vocês já foram ao circo?
- O que viram no circo?
- o que mais existe no circo?
-Formar com letras móveis a palavra palhaço no chão da sala.
PALHAÇO
- Comparar com o alfabeto afixado na sala de aula.
- Com qual letra começa? Qual é a última letrinha?
-Vamos contar quantas letrinhas tem na palavra palhaço?
(sempre com a ajuda e direcionamento da professora para os alunos irem familiarizando com o mundo gráfico).


Cantar música: O circo da alegria.

Atchim e Espirro - O Circo da Alegria


Chegou, chegou, tá na hora da alegria
Chegou, chegou, tá na hora da alegria
O circo tem palhaço, tem, tem todo dia
O circo tem palhaço, tem, tem todo dia (2x)


Bate no bumbum, bumbum, bumbum
Pula num pé só, só, só, só, só
Tem barata aki, ki, ki, ki, ki
No meu paletó, tó, tó, tó, tó


Tem pipoca, ca, ca, ca, ca, ca
Chupa picolé, lé, lé, lé, lé
E tem abacaxi, não faz xixi
E sua Vovó
Nosso circo é o maior!
Lá lá lá lá, hey! (6x)
La la la la, nosso circo é o maior!
Música e movimento: -cantar fazendo os gestos

3ª feira: Texto A fuga do palhaço
Era uma vez um palhacinho que estava muito triste. Ele estava cansado de ficar no circo.Resolveu, então, fugir para uma floresta.Ele arrumou o cabelo e saiu muito contente pulando que nem sapo (saltar)Na floresta haviam muitas árvores e o palhacinho ia contornando todas elas. (zig zag)No meio do caminho o palhacinho teve que atravessar um rio, então ele pegou um barco e saiu remando, remando (remar sentado) Quando chegou na outra margem ele encontrou uma enorme pedra atrapalhando seu caminho. O palhacinho começou a empurrá-la. Empurrou, empurrou (empurrar) até que ela saiu do caminho.Mas adiante havia uma cerca bem no lugar onde o palhacinho deveria passar. O que foi que ele fez? Passou por baixo da cerca (rastejar) Do outro lado da cerca havia um canguru e o palhacinho resolveu imitá-lo. (saltar como um canguru.)Enquanto ele imitava o bichinho, avistou um passarinho e resolveu imitar um canguru voador ( pular e bater com os braços)Mesmo brincando, o palhacinho começou a ficar cansado. Seu pezinho doía e ele resolveu caminhar só com o pé direito para descansar o outro (pular com o pé direito) , depois só com o pé esquerdo (pular com o pé esquerdo).A noite chegava rápido e o palhacinho cansado começava a ficar com medo. A única coisa que ele queria agora era voltar para o circo.Ele começou então a voltar pelo mesmo caminho.Ele contornava as árvores bem devagar pois estava muito cansado. (andar em zig zag bem devagar), sua garganta doía e ele fazia assim (respirar ofegante)O sono chegava depressa e o palhacinho não conseguia manter os olhos abertos por muito tempo (piscar).Neste momento ele avistou o circo e começou a ouvir o riso das crianças. O palhacinho já não se sentia mais cansado, não tinha medo nem sono. Ele começou a respirar fundo e bem devagar, afinal ele estava em casa. (exercício de respiração).
(RETIRADO DO BLOG ESCOLA SEM MIMEOGRAFO)
• - Levar um palhacinho para a sala de aula;
• -Ler o texto pausadamente, enquanto a “monitora” caminha junto aos alunos fazendo os gestos e expressões solicitadas.
• (triste...fugir....pular....)
• Depois da leitura e movimento, colocar o CD com a música da Xuxa:

 O Palhacinho Atrapalhado.

• Era um palhacinho, muito atrapalhado
Dava piruetas, fazia caretas
Sempre que pulava, a calça caia
Ele ria, ele chorava e o público aplaudia
Esse palhacinho, tinha um monociclo
Dava muitas voltas, ao redor do circo
Sempre que parava, a calça caia
Ele ria, ele chorava e o público aplaudia


Corre, corre,corre palhacinho
Segura, segura, segura essa calça
Só mais uma vez, só pra gente rir
Que palhaço mais engraçado, deixou ela cair


Pula, pula, pula palhacinho
Segura, segura, segura essa calça
Só mais uma vez, só pra gente rir
Que palhaço, mais engraçado, deixou ela cair


Bem no finalzinho da apresentação
O nosso palhacinho mexia o popozão
Sempre que dançava, a calça caia
Ele ria, ele chorava e o público aplaudia

• -Cantar de fazer a coreografia junto aos alunos


4ª feira: Cantar a música O Palhacinho Pimpão


Palhaços em movimento...


Eu vou contar a história
Do palhacinho Dedé
Era um palhaço engraçado
Que só mexia o pé
Eu vou contar a história
Do palhacinho Formiga
Era um palhaço engraçado
Que só mexia a barriga
- fazer rimas com todas as partes do corpo
(feliz-nariz...pepolho-olho...Zumzum-bumbum...)
Esquema corporal....ter atenção às partes do corpo mencionadas na música.
Blocos Lógicos. Montar um palhacinho no chão utilizando os blocos lógicos.
-Qual peça pode ser o rostinho?
-Qual pode ser o chapéu?
-E as perninhas... o pés.. bracinhos...etc..


Quebra cabeça: Montar quebra cabeça do palhacinho (trabalho individual)


5ª feira: Cineminha com pipoca


Assistir ao Dvd  Patati  Patatá
6ª feira: Música e diversão


-Ouvir e dançar as músicas(circo) trabalhadas durante a semana
-Pintura de rosto, transformando todos em palhacinho.
- Cada criança receberá pirulitos e o palhacinho ioiô para brincar e levar pra casa.


Avaliação: A avaliação será realizada pela professora, através da observação e registro das atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário