avião

quinta-feira, 18 de abril de 2013

                                                19 DE ABRIL DIA DO ÍNDIO  


    O dia do índio é comemorado em 19 de abril. Esta data foi criada e decretada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, como forma de homenagear esse povo.
A população indígena, desde o descobrimento do Brasil, sofreu muito, pois foram perseguidos, agredidos e doutrinados pelos homens brancos.
       Quando os portugueses chegaram aqui, encontraram uma população grande de índios espalhados pelas nossas terras, eram aproximadamente seis milhões.
O modo de vida dos índios é bem diferente do homem, pois vivem em aldeias, suas casas são feitas de galhos de árvores e palhas, que recebem o nome de oca.     

      Alimentam-se de raízes, como mandioca, cará, inhame e batata-doce, além da caça e da pesca. Também produzem objetos necessários para sua sobrevivência, como arco e flecha, e para o seu dia-a-dia (vasilhames de cerâmica, cestos de palha, redes, etc.). Costumam pintar seus corpos com tintas extraídas de plantas naturais, como o urucum de cor avermelhada, a beterraba de cor roxa e o azul escuro do jenipapo.


        Ultimo dia de estagio  Por ser uma semana em que comemoramos No dia 19 de abril, dia Nacional do índio, foi realizada uma homenagem a esses que eram os habitantes “originais” do Brasil.
        Nesta aula os alunos, conheceram um pouco mais sobre a cultura indígena por meio de jogos, atividades de artes, musicas brincadeiras, dentre outras atividades proposta. Aula  teve como objetivo desenvolver o estimulo sonoro e auditivo através de atividades concretas; ler, copiar e identificar as vogais na palavra índio , desenvolver coordenação motora ampla e fina  entraves de atividade impressas.













Nenhum comentário:

Postar um comentário